Mari:

VC PODERIA ME INFORMAR O Q ACONTECE DENTRO DA PANELA DE PRESSAO?

Pois é Mari, a panela de pressão é uma grande aliada das pessoas que gostam de cozinhar, nos poupa bastante tempo de cozimento dos alimentos.
Vamos à explicação!

A tampa da panela de pressão possui uma vedação para que haja o isolamento entre o interior e o exterior da panela. Dessa forma não tem como o vapor do cozimento escapar da panela. Quando você aquece a panela, mais vapor vai sendo criado à volume constante. Isso provoca o aumento da pressão interna da panela.

Claro que tem um limite de aumento dessa pressão se não a panela explodiria, o que acontece em alguns acidentes. É para isso que existe a válvula de segurança em cima. Quando a pressão chega a um certo valor a válvula começa a chiar, que significa que ela está deixando escapar um pouco do vapor para que a pressão pare de aumentar e se mantenha constante.

Depois desse processo, quando a panela ficar estável, você terá uma pressão interna na panela maior do que a pressão externa, que é a pressão atmosférica local. Se você pesquisar sobre o ponto de ebulição da água você verá que ele varia conforme a pressão. Quanto maior a pressão, maior será o valor do ponto de ebulição da água e quanto menor a pressão, menor o ponto de ebulição da água.

Exemplo: ao nível do mar, temos pressão atmosférica igual a 1 atm. Nessa condição, o ponto de ebulição da água é de 100°C. No topo do monte Everest, a uma altitude de 8844 m [1] acima do nível do mar, com pressão aproximada de 0,36 atm, o ponto de ebulição da água é de 71°C!

No caso da panela de pressão ocorre o contrário, a pressão interna é maior que a pressão atmosférica externa local e então o ponto de ebulição pode chegar a valores maiores que 100°C. Isso faz com que o alimento cozinhe mais rápido devido a uma temperatura maior. Como último recado, deixo avisado para todos que tenham sempre cuidado ao manusear uma panela de pressão pois se as válvulas de segurança estiverem com problema ou obstruídas a panela de pressão pode virar uma verdadeira bomba! E nada de ficar tentando consertar as válvulas com gambiarras, ou troquem as peças ou comprem uma panela nova!

Um grande abraço a todos!

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Everest